Omar confronta senador bolsonarista ao defender Moraes e Rodrigo Pacheco

O senador Omar Aziz (PSD) saiu em defesa do senador Rodrigo Pacheco e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes após colegas de parlamento pressionarem o presidente do Congresso Nacional a abrir processo de impeachment contra o ministro por suspender o X (antigo Twitter) no Brasil.

Na sessão da última terça-feira (3), diversos parlamentares bolsonaristas pediram o impeachment de Alexandre. O senador Carlos Portinho (PL-RJ) disse que a questão se tratava da defesa da liberdade de expressão, pois “parece” que o país está “vivendo em um estado de exceção”. Ele também disse que “o povo mineiro” não iria perdoar Pacheco se fosse “avalista” dos “abusos” do ministro.

“O que parece, senhor presidente, é que vivemos em um estado de exceção, o estado de perseguição, onde a vontade de uma pessoa ou magistrado prevalece sobre o Congresso Nacional que vossa excelência presidente. Vossa excelência é advogado. Eu não posso acreditar que vossa excelência seja avalista do ministro Alexandre de Moraes”, disse Portinho.

“Porque se ele faz ele sabe que alguém aqui tá segurando e a pessoa que pode sentar em cima ao não dar andamento é vossa excelência. Não seja o avalista disso porque o povo mineiro não vai perdoá-lo, a história não vai perdoá-lo, e eu não posso acreditar que vossa excelência será o avalista do ministro Alexandre de Moraes e de seus abusos. Com todo respeito”, completou.

Omar saiu em defesa de Pacheco e de Moraes e questionou a razão do pedido do colega. “Eu quero saber o que o Alexandre de Moraes fez para alguns aqui estarem querendo pedir o impeachment e ainda querendo colocar o senhor na parede, uma falta de respeito muito grande. Quando vossa excelência é desrespeitado, nós senadores somos desrespeitados”, disse Aziz.

“Então, nenhum senador aqui tem moral para lhe desrespeitar. Nenhum de nós tem. Até porque a postura do presidente Rodrigo Pacheco tem sido uma postura democrática, em defesa da democracia, em defesa do Brasil. Agora, dezesseis eleitores em Minas Gerais… Senador Portinho, para com isso, rapaz. Respeita o presidente”, completou o senador do Amazonas.

Ao defender Moraes, Omar disse que o empresário Elon Musk, dono do X, obedeceu regras da China, Hungria, Índia e Turquia e questionou porque o empresário não cumpre as regras do Brasil. O senador também afirmou que diversas empresas de outros países se instalam na Zona Franca de Manaus e quando não se instalam não é por conta da questão jurídica.

“Nós estamos falando de um país que está crescendo, que está gerando emprego, e nós estamos falando de um homem que teve coragem de enfrentar tudo e a todos, inclusive a maledicência de muitos que chegaram, senador Portinho, na época até questionar a sexualidade do presidente, do ministro Alexandre de Moraes. O que é isso? Onde que nós estamos vivendo?”, disse Omar.

O senador acredita que Elon Musk irá recuar da resistência em cumprir as ordens judiciais. “Ele [Alexandre] está correto e o Elon Musk vai recuar. Se já não recuou. Até porque o Twitter não me faz falta. E se estiver fazendo falta e está deixando alguém comer por causa do Twitter procura outra coisa pra fazer porque ali é fofoca, é má informação, é fake news, é maldade”, disse Omar.