O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), tem 53,5% de aprovação em Manaus, conforme pesquisa divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Paraná.
Lima, segundo a pesquisa, ocupa a 9º posição no índice de desempenho da gestão estadual entre as dez maiores capitais brasileiras. Além de Manaus, o levantamento foi realizado em Belém, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife.
Com a aprovação de 53,5%, o governador do Amazonas fica à frente apenas do chefe do executivo estadual do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que alcançou 43,2% e ocupa a última posição do ranking.
Na primeira posição em aprovação na respectiva capital está o governador de Curitiba, Ratinho Junior, com 70% de aprovação. Na sequência, estão os chefes do executivo do Pará, Helder Barbalho (MDB), 68,5%; de Minas, Romeu Zema (Novo), 66,5%; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), 66,3%.
Na sequência aparecem o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), 65,3%; de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), 63,1%; e do Ceará, Elmano de Freitas (PT), com 62,4%.
Conforme a pesquisa, Lima possui 41,5% de desaprovação e 4,9% não souberam dizer/não responderam.
A pesquisa foi realizada em Manaus no período de 4 a 8 de maio e ouviu a opinião de 710 pessoas. A margem de erro para é de 3,7 pontos percentuais.