Omar cobra do Senado políticas de Estado para segurança pública

O senador Omar Aziz (PSD-AM) cobrou que o Senado aprofunde a discussão de uma política de segurança pública de Estado.

A crescente onda de atentados em escolas do país é, para Aziz, o motivo de preocupação manifestada em reunião na Comissão de Segurança Pública.

Conforme afirmou, é urgente que o parlamento se aprofunde sobre segurança porque as principais vítimas são crianças e adolescentes.

Para o senador, que já foi secretário de segurança pública e como governador do Amazonas implantou o mais exitoso programa do setor, o Ronda no Bairro, já passou da hora de se aprovar uma política pública nacional.

Desde a época da redemocratização neste país não se discute uma segurança pública de modo geral. Pelo contrário, as polícias estão se politizando, e nós estamos assistindo a isso de braços cruzados. O que nós temos hoje é uma rede de ódio, e nós somos responsáveis por isso também, como políticos. Muitos aqui, no processo, alimentaram esse tipo de ação nas redes sociais.

Ele apontou ainda a defasagem de contingente nas polícias, o que contribui para o aumento da violência e criminalidade.

Aziz cobrou ainda investimento dos governos no setor de inteligência da segurança pública.

“Por que não há reposição de policiais federais, nem de policiais militares, nem de policiais civis que se aposentam? Hoje mesmo, a Polícia Federal brasileira está com um déficit altíssimo”, afirmou.