Prefeito investigado por pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Jair Souto que preside uma associação de prefeitos do Amazonas, tem a pior gestão à frente da associação que acabou perdendo 90% de seus associados.
Após dar um golpe nos colegas prefeitos em uma eleição realizada as pressas e sem a presença da maioria de seus associados. Em novembro de 2020, Jair Souto se autoproclamou presidente da associação dos municípios, com apoio de apenas 16 prefeitos que estavam na reunião.
Após o “golpe de estado” e sempre metendo os pés pelas mãos, 56 prefeitos se uniram e fundaram uma nova associção, para se desvincular de Jair Souto, que é investigado pelo MP-AM por licitações suspeitas em seu município.
Associação e municípios
Jair Souto perdeu o apoio dos colegas após o golpe dado para que a AAM se distanciasse do governador e prestasse serviço para o senador Eduardo Braga (MDB), de quem Souto é aliado.
Este ano, porém, Braga perdeu o apoio da grande maioria de seus prefeitos, que se alinharam a Wilson Lima (UB).
Agora, com a nova entidade, o plano é reconectar o contato das prefeituras com o governo do estado e trabalhar para o crescimento do Amazonas.