Eduardo Braga recebe apoio de ex-prefeito condenado por homicídio em Coari

Com o segundo turno das eleições 2022 de aproximando. O candidato a governador do Amazonas Eduardo Braga (MDB) recebeu o apoio do ex-prefeito de Coari Arnaldo Almeida Mitouso para o segundo turno das eleições deste ano. O político foi condenado, em 2011, pela morte do também ex-prefeito do município Odair Carlos Geraldo.

No vídeo de apoio, Braga aparece ao lado dos políticos e discursa sobre uma “situação desesperadora da segurança” em Coari, mas não apresenta dados sobre a criminalidade na cidade. O ex-prefeito não se pronunciou durante as declarações do senador.

Arnaldo Mitouso foi condenado a oito anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) ainda quando era prefeito de Coari, em 2011. Na época, o ex-gestor foi julgado como culpado pelo homicídio do ex-prefeito Odair Geraldo. O crime aconteceu em 18 de agosto de 1995 na cidade, quando Mitouso era vereador. A Corte de Justiça também condenou Mitouso a perda de seu mandato de prefeito.

Nos autos, a desembargadora e relatora do processo, Encarnação Salgado, baseada em testemunhos, relatou que Mitouso “nutria ódio mortal pelo prefeito e, depois que seu irmão foi preso por determinação de Odair, jurou vingança e não escondeu isso de ninguém“. Segundo o documento, Arnaldo Mitouso disparou dois tiros em Odair e, quando o ex-prefeito já estava no chão agonizando, tentou disparar um terceiro tiro na cabeça dele, mas a arma falhou.