Enade 2025: UEA conquista nota máxima em quatro cursos de licenciatura

Além dos conceitos máximos, outros cinco cursos da instituição receberam nota 4 no exame

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) conquistou conceito máximo em quatro cursos de licenciatura avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025, a prova do Governo Federal que avalia o desempenho dos estudantes de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia). O resultado destacou cursos da capital e do interior do Amazonas, reforçando a qualidade da formação oferecida pela instituição.

Em Manaus, os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Pedagogia alcançaram conceito 5, a maior nota da avaliação nacional. No interior, o destaque foi para o curso de Licenciatura em Pedagogia, no município de Parintins, que conquistou a nota máxima pela primeira vez.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destacou que o resultado reforça o compromisso da universidade com a qualidade do ensino na capital e no interior do estado. “Esses resultados mostram que a UEA continua avançando na missão de oferecer um ensino de excelência em todas as regiões do Amazonas. É uma conquista construída diariamente pelo empenho dos nossos docentes, técnicos e estudantes, que acreditam na educação como instrumento de transformação social”, destacou o reitor.

O coordenador do Enade na UEA, Prof. Dr. Cláudio Barros Vitor, destacou que o resultado representa mais do que um conceito numérico e evidencia o compromisso da universidade com a qualidade do ensino superior.

Segundo Cláudio, a instituição vem desenvolvendo um trabalho contínuo junto aos coordenadores de curso e coordenadores de qualidade das unidades acadêmicas ao ampliar, principalmente, a conscientização sobre a importância da participação dos estudantes na avaliação nacional. As ações incluem orientações desde a publicação do edital até a entrega de kits aos participantes. “A universidade tem se preocupado em dar esse suporte e caminhar para a excelência nos resultados que a gente sabe que nós já temos, só que isso tem que ser transcrito dentro das avaliações. E esse peso dessa conscientização, por parte tanto do corpo docente quanto discente, é fundamental para que caminhemos para essa excelência”, disse o coordenador.

O curso de Licenciatura em Pedagogia, tanto em Manaus quanto em Parintins, foi um dos destaques da avaliação ao alcançar o conceito 5. Para a estudante Aline Gama, do curso na capital, a universidade foi muito receptiva em relação ao Enade. “Essa nota reflete o quão bem a gente tá preparado teoricamente e também na questão prática. Representar a UEA foi só um retorno do que ela já me deu enquanto professora e aluna acadêmica”, disse Aline.

Já em Parintins, a aluna Pollyana Araújo, do curso de Pedagogia no Centro de Estudos Superiores de Parintins, reforçou que cada gesto, ação e apoio dos professores contribuiu para o alcance dessa nota. “Receber essa nota é uma alegria imensa, porque nós somos alunos do interior que às vezes são esquecidos, que às vezes a gente acaba não acreditando no potencial que nós temos. E a gente sabe que a universidade nos forma para a sociedade, para atuarmos de forma ética, política e pedagógica, e o curso de licenciatura tem feito isso durante todos esses anos que o Cesp está em Parintins. Então, essa nota é uma grande conquista para nós, pedagogos, que estamos saindo. Vai deixar um marco positivo na UEA de Parintins”, destacou Pollyana.

Além das graduações com nota máxima, outros cinco cursos da universidade conquistaram conceito 4 no Enade, resultado considerado de excelência pelo Ministério da Educação (MEC). Na capital amazonense, os cursos de licenciatura em Educação Física, Geografia e Letras – Língua Portuguesa alcançaram a nota. No interior, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em Tefé, e o curso de Licenciatura em Computação, em Itacoatiara, também se destacaram pelos resultados obtidos.

Guilherme Cavalcante, que participou do exame no ano passado pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Centro Superior de Estudos de Tefé (Cest/UEA), relatou que se sentiu orgulhoso com a nota adquirida pelo curso. Hoje, egresso da graduação, está em andamento com mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e declarou que o avanço foi graças ao corpo docente. “Os ensinamentos que eu tive na graduação me geraram resultados positivos, e sou muito grato aos professores e ao Cest pelo ensino de qualidade. E, embora sejamos do interior, as notas do Enade 2025 mostram que somos capazes e resilientes apesar das adversidades”, relatou.