35.3 C
Manaus
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Jecinaldo Sateré assume Distrito Sanitário Especial Indígena de Parintins no lugar de Mecias Júnior, exonerado após polêmicas em sua gestão

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou na madrugada desta quarta-feira (28/01), a portaria que promove mudança na coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena de Parintins.

Jecinaldo Barbosa Cabral, mais conhecido como “Jecinaldo Sateré”, foi nomeado para o cargo de Coordenador Distrital do DSEI Parintins, em substituição a Mecias Pereira Batista Júnior, que foi exonerado. A medida integra ajustes administrativos no âmbito da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.

A gestão Mecias foi marcada por denúncias de irregularidades em diversos setores do distrito, com registros de apurações e abertura de investigações no Ministério Público Federal.

O DSEI-Parintins é responsável pelo atendimento à saúde indígena nos municípios de Parintins, Barreirinha, Maués, Nhamundá e Boa Vista do Ramos, além de comunidades indígenas de municípios do estado do Pará, como Aveiro, Faro, Itaituba e Juruti.

Jecinaldo Sateré, de 49 anos, é formado em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e deixa o cargo de chefe da Assessoria de Participação Social no Gabinete da Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, função que exerceu por dois anos e dez meses. Ele deve assumir oficialmente o DSEI ainda nesta quarta-feira, após a publicação de sua exoneração do Ministério dos Povos Indígenas.

O novo coordenador possui ampla articulação no meio político nacional e trajetória consolidada na defesa dos povos originários. Jecinaldo já presidiu o Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas, foi gerente da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas, coordenador-geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) por dois mandatos, além de integrar a coordenação executiva da COICA, articulação indígena de âmbito internacional. Também atuou como secretário de Estado dos Povos Indígenas do Amazonas.

É fundador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), conselheiro nacional de Saúde, membro do comitê do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e coordenou a Aliança dos Povos da Floresta, iniciativa idealizada por Chico Mendes.

Desgaste político

Ex-vereador e filho do ex-prefeito de Barreirinha, Mecias Sateré, Mecias Pereira Batista Júnior passou a enfrentar forte desgaste político ao longo de sua gestão à frente do DSEI-Parintins. Nos bastidores, aliados apontam que o distanciamento de lideranças e grupos que contribuíram diretamente para sua nomeação, somado às inúmeras denúncias formalizadas junto aos órgãos de controle, foram fatores determinantes para o enfraquecimento de sua permanência no cargo.

Até o momento, Mecias não se pronunciou publicamente sobre sua exoneração.