
O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), revelou um alto índice de faltas entre os vereadores durante as 112 sessões plenárias ordinárias e 71 Ordens do Dia ocorridas em 2025.
O relatório aponta os vereadores com baixa participação durante as sessões, registrando os números de faltas justificadas e não justificadas de cada um deles durante o ano de 2025 e esta é a lista dos cinco parlamentares mais faltosos da CMM.
Em primeiro lugar com 28 faltas está o vereador Dione Carvalho (Agir), seguido do vereador Everton Assis (Avente), que acumula 21 faltas durante o ano. Em terceiro lugar com as mesmas 21 faltas no ano, aparece o vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB).
A primeira mulher da lista é a vereadora Yomara Lins (Podemos), que aparece em quarto lugar dos parlamentares mais faltosos com 19 ausências na CMM. O quinto parlamentar mais faltoso fica com Elan Alencar (DC), que acumula 18 faltas durante o ano de 2025, somando ausências justificadas e não justificadas.
Muitos dos parlamentares da lista estarão na corrida eleitoral no ano de 2026, pedindo votos nas ruas e a população deve estar muito atenta aqueles políticos com cargos que não comparecem ao trabalho, mas continuam recebendo seus salários cheios.


