
Durante sessão virtual desta quarta-feira (29), a deputada estadual Joana Darc (PL) solicitou, por meio de requerimento, que a Prefeitura de Manaus tome medidas mais enérgicas e faça fiscalizações nas feiras urbanas de Manaus, para evitar aglomerações de pessoas durante o período de pandemia de Covid-19.
De acordo com a parlamentar, ela tem recebido muitas denúncias de feiras lotadas, com clientes circulando sem máscaras em várias zonas de Manaus. “Esta solicitação decorre de inúmeras denúncias recebidas de que muitas pessoas estão desrespeitando o isolamento social e aglomerando-se em feiras urbanas da cidade, como as da Compensa, Panair, entre outras”.
Dentre as medidas propostas, estão a notificação dos comerciantes ou diretores das feiras para que se adequem a essa nova realidade de limitação de pessoal dentro dos recintos, assim como frequentes fiscalizações por parte de órgãos da Prefeitura, para que se coíba a imensa aglomeração de pessoas nesses locais.
Em defesa do requerimento, Joana justificou que essas medidas de controle de aglomeração são essenciais para evitar o contágio pelo contato entre as pessoas, que ocorre pela ausência do distanciamento entre uma pessoa e outra. “As aglomerações continuam em diversos pontos de Manaus e as pessoas precisam entender que só iremos conseguir conter a proliferação deste vírus com o isolamento social. Os próximos dias não serão fáceis e se formos na contramão a tudo que as autoridades de saúde preconizam, a situação tende a piorar”, frisou a parlamentar.
Nota de esclarecimento:
A deputada estadual Joana Darc (PL) esclarece que não protocolou projeto de lei, requerimento ou indicativo solicitando “Lockdown” no Estado do Amazonas. Diante da situação da saúde pública e do crescimento de casos de Covid-19 no Estado, a parlamentar entende que outras ações devem ser realizadas para frear aglomerações, uma vez que o isolamento social não está sendo respeitado conforme determina a Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Governo do Estado.
Durante sessão plenária virtual desta quarta-feira (29), Joana Darc solicitou fiscalização intensa e propôs que a Prefeitura de Manaus adote medidas para evitar o fluxo de pessoas em feiras e mercados da cidade, debateu juntamente com os outros parlamentares sobre o Lockdown e seus resultados em outras cidades e países, mas não chegou a protocolar ou requerer que a medida fosse implementada no Amazonas, conforme foi noticiado em um blog de notícias amazonense e grupos de WhatsApp.
“Sou favorável a medidas mais rigorosas para conter a propagação do novo coronavírus no Amazonas, mas as informações divulgadas que propus “lockdown” são inverídicas. Nós, deputados, debatemos sobre o assunto na Sesssão Virtual, mas o que propus foram requerimentos cobrando medidas contra aglomeração em feiras, direcionado à Prefeitura de Manaus, e apoio policial nas agências da Caixa Econômica Federal, onde as pessoas estão se expondo a riscos de saúde e também de segurança, este direcionado ao Governo”, ressaltou.
O lockdown ou bloqueio total, é quando se interrompe o deslocamento, permanecendo ativos os serviços essenciais como saúde e segurança pública. Essa medida requer estudos de impacto e não pode ser realizada de maneira irresponsável, ainda conforme Joana Darc.


