Wilson Lima questiona atuação de Eduardo Braga na CPI da Covid

Amazonas – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), fez uma live nessa quinta-feira (3), em que comenta sobre vários assuntos, desde a sua convocação a CPI da Covid até a Operação ‘Sangria’, da Polícia Federal. Segundo ele, sua ida a Comissão Parlamentar de Inquérito tem muito a ver com a eleição para o governo do Estado em 2022.

No início, Wilson Lima disse que os governadores convocados pela CPI ainda verificam junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) se a comissão pode de fato convocar governadores, tendo principalmente como base a chamada “independência dos poderes”.

“É preciso analisar o contexto político, o pano de fundo dessa situação. Tem gente do Amazonas que quer inaugurar o processo eleitoral de 2022 na CPI. Tem gente que quer que eu vá na CPI para me atacar”, comentou Wilson Lima em clara referência ao senador Eduardo Braga, que almeja o cargo de governador nas eleições do próximo ano.

De acordo com o Wilson Lima, a atuação de Eduardo Braga na CPI da Covid é motivada principalmente com a eleição de 2022. O governador também enfatizou como existem membros da CPI da Covid, entre eles Braga, que estão envolvidos em escândalos e investigações de âmbito nacional.

Imagina eu chegar lá para ser interrogado por um cara investigado pela Lava Jato, delatado pela JBS e tantos outros processos, para me atacar? E aí eu pergunto: qual foi a contribuição que essa pessoa deu, que esse senador deu para salvar vidas no Amazonas? A CPI é importante para esclarecer fatos e apontar caminhos para continuarmos superando a pandemia”, concluiu.

Operação ‘Sangria’

Outro assunto comentado pelo governador do Amazonas foi a chamada Operação ‘Sangria’, da Polícia Federal. Assim como na declaração que deu na quarta-feira, dia 2, Wilson Lima afirmou novamente estar tranquilo quanto as investigações da PF e que também está aberto para prestar qualquer esclarecimento necessário.

“Não há provas de que eu cometi qualquer ato de ilegalidade. Não há nenhuma prova contra mim de que eu tive qualquer tipo de benefício. Acredito no trabalho da Justiça e que ao término do processo, a verdade irá prevalecer. E continuo à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos. Assim também como todo meu secretariado”, disse o governador do Amazonas.

‘Auxílio Enchente’

Wilson Lima também anunciou nesta quinta-feira, o chamado ‘Auxílio Enchente’, no valor de R$ 300, que irá beneficiar pessoas em vulnerabilidade por conta da cheia do Rio Negro.

“É um valor que elas podem usar para comprar cesta básica, remédio, produtos de limpeza, de higiene pessoal, aquilo que ela estiver mais precisando no momento. Da mesma forma que nós estamos trabalhando no interior”, finalizou.