Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (20), o governador Wilson Lima fez esclarecimentos sobre a saúde no Amazonas e informou os avanços realizados na área. Ele citou, especificamente, as atividades executadas no hospital universitário Francisca Mendes. O governador aproveitou para frisar que, nos últimos dias, estão sendo publicadas inverdades sobre o empreendimento e que nada do que foi veiculado retrata a situação do hospital. 

A unidade hospitalar é considerada referência na cirurgia cardíaca em todo o Estado. “Estamos recuperando a unidade operacional do hospital Francisca Mendes. Somente esta semana foram realizadas cinco cirurgias, além de mais de 30 procedimentos cardiológicos, como a implantação de marca-passo, por exemplo”, afirmou o governador. 

Ainda de acordo com Wilson Lima, desde o início do ano vem sendo feita uma série de planejamentos e ações efetivas para melhorar o atendimento e diminuir as filas dentro do hospital Francisca Mendes. “Estamos comprando insumos para realizar procedimentos cirúrgicos. Conseguimos na Justiça o desbloqueio de R$ 1 milhão para a compra de materiais”, enfatizou. “O montante havia sido bloqueado em gestões anteriores”, completou.

O objetivo da reestruturação do hospital Francisca Mendes é deixá-lo em amplo funcionamento para a população. Haverá, ainda, uma parceria com uma instituição americana para operar crianças semanalmente. Os pacientes irão viajar com recursos do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). As crianças ficarão, em média, 21 dias em abrigo disponibilizado pela própria instituição. 

Outras unidades hospitalares

No que diz respeito às outras unidades hospitalares do Amazonas, o governador Wilson Lima informou que já no próximo ano haverá a ampliação e reforma do hospital e pronto-socorro João Lúcio. A maternidade Balbina Mestrinho ganhará mais 30 leitos para atendimento, 

O hospital Delphina Aziz também está com planejamentos para 2020. A meta é seguir o desempenho de 2019, quando foram realizadas 1.172 cirurgias e habilitação de 40 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), pois só eram dez. Na avaliação do governador, o cenário da unidade representa um avanço significativo. 

Bebê cardiopata

Sobre o bebê cardiopata, Ícaro Davi de Castro Ferreira, o governador Wilson Lima informou que a morte não ocorreu por falta de atendimento, como foi divulgado. O falecimento aconteceu em decorrência de hemorragia pulmonar, ou seja, foi uma outra situação diferente da cardiopatia. 

Impeachment

Sobre o pedido de impeachment feito nesta semana, o governador Wilson Lima informou que entende o papel da oposição. “Eles querem tumultuar o processo”. 

Declaração de Arthur

Sobre o pronunciamento do prefeito de Manaus, Arthur Neto, a respeito de policiais militares que teriam matado suspeitos de tráfico, Wilson Lima foi direto. “Foi uma declaração irresponsável. Não admito esse tipo de ataque à minha tropa”, concluiu.