O governador Wilson Lima destacou que os investimentos na rede estadual de saúde tornaram o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz em centro de excelência e referência em média e alta complexidade. Nesta terça-feira (24/01), a unidade recebeu a Certificação de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo a primeira vez na história do Amazonas que um hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) detém o selo de qualidade.

Na ocasião, o governador agradeceu ao empenho dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), bem como da OPY Health, responsável pela Parceria Público-Privada (PPP) e INDSH, responsável pela contratação de enfermeiros e médicos, e relembrou que quando chegou ao governo, em janeiro de 2019, a unidade funcionava com apenas 30% de sua capacidade e que hoje está operando com os 362 leitos, sendo 100 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de reforçar o início dos transplantes de rins e implante coclear na unidade, ainda este semestre.

“Isso (o reconhecimento da ONA) é resultado do esforço que a gente tem feito para tornar o Delphina Aziz um hospital de excelência e a gente tem conseguido avançar muito. O Hospital Delphina Aziz foi uma referência para os casos de Covid-19. Depois que os casos diminuíram, a gente começou a usar essa estrutura para realização de exames de alguns outros procedimentos ambulatoriais e de cirurgias. O Hospital tem um dos mais modernos centros de cirurgia da região norte e a gente está usando isso para reduzir o tempo de espera para um procedimento como esse”, declarou Wilson Lima.

Além do governador, participaram do evento de certificação, realizado no auditório do Delphina Aziz, o secretário da SES-AM, Anoar Samad; o deputado estadual eleito e médico do Hospital, George Lins; o vereador Elan Alencar; o presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), José Carlos Rizoli; o presidente CEO da empresa OPY Helth, Otávio Silveira; o diretor operacional Norte/Oeste do INDHS, José Luiz Gasparini; o diretor técnico do INDSH, José Ribamar Branco Filho; a diretora executiva do CHZN, Cinthia Rodrigues; a diretora de certificações da Vanzolini, Angelita Zabbi; e demais diretores, coordenadores e colaboradores das instituições.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.Seguindo as normas estabelecidas para o reconhecimento, a unidade hospitalar Delphina Aziz recebe o selo de acreditação nível 1, dos três existentes. Por ele, fica reconhecida que a unidade de saúde cumpre ou supera os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA.

Seguindo as normas estabelecidas para o reconhecimento, a unidade hospitalar Delphina Aziz recebe o selo de acreditação nível 1, dos três existentes. Por ele, fica reconhecida que a unidade de saúde cumpre ou supera os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo liderança, aspectos estruturais e assistenciais, organizacionais e operacionais.