William Alemão afirma que portais e blogs recebem propina, é o mesmo vereador que alugava o próprio carro do dinheiro da CMM

Tentando utilizar do humor e do deboche, o vereador William Alemão acusou portais e blogs do Amazonas, de receber propina da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), mas esqueceu que usa o dinheiro da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), mais conhecida como ‘Cotão’, para alugar seu próprio carro.

Conforme o Portal da Transparência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) o valor foi pago a empresa Lid Car Compra, Venda e Locação de Veículos Ltda., mas o que chama a atenção é que dois dos veículos alugados, na época, já pertenceram ao parlamentar e sua esposa, Juliana Lima de Souza.

De acordo com lista de carros alugados pela empresa para o gabinete do vereador constam um Jeep Renegade 2018 com placa PHL-6914, que foi registrado no nome do parlamentar, e uma van Mercedes de placa PHE-1213, registrado no nome de sua esposa. Os veículos foram vendidos para a empresa em 2021, ano do começo do mandato do parlamentar.

ESQUEMA

O Renegade, o vereador passou a propriedade para o funcionário dele na casa noturna Porão do Alemão, Izaias de Lima Marques Junior, em 31 de agosto daquele ano. Izaias tem estreita relação com o patrão, conforme ele faz questão de exibir nas redes sociais. Em 31 de março de 2021, o primeiro ano do mandato de Alemão como vereador, Izaias repassou a propriedade do Renegade para a LID Car.

O mesmo modus operandi foi adotado no caso da van Mercedes. No histórico de proprietários do veículo, aparece Juliana Lima de Souza ME. Esse é o nome de registro do Porão do Alemão e da esposa de William Alemão, que é sócia dele na empresa, um famoso bar de rock de Manaus e que foi plataforma de campanha do parlamentar.

E o que aconteceu com a Van em 2021? Teve o mesmo destino do Renegade, aliás no mesmo mês, agosto: o veículo da marca Mercedes foi repassado para a LID Car, de quem o vereador agora aluga esses dois carros, que já foram dele e da esposa. Além disso, Alemão paga por outros três veículos mensalmente: 2 Chevrolet Tracker, um verde e outro branco; e um Hyundai Creta Sport preto.

Para tentar ludibriar a Receita Federal e conseguir fazer seu esquema, o vereador passou o Renegade para seu funcionário da casa noturna Porão do Alemão, Izaias de Lima Marques Junior, em 31 de agosto de 2020 e em 31 de março de 2021, o homem repassou o veículo para a locadora de carros.

ENDEREÇO FANTASMA

Segundo os cadastros da locadora, a LID Car tem dois endereços: Rua Francisco Carreti, 404, São Jorge e Rua Itaperoá, 424, Gilberto Mestrinho. Em nenhum deles a empresa existe. Em um funciona um bar e em outro, a rua sem saída não tem nenhuma locadora, e os moradores também não conhecem a empresa.

TUDO EM CASA

Após todas essas transações comerciais exitosas, custeadas com o dinheiro do contribuinte, William Alemão emprega Camila Muller, casada com Maxwell Muller, irmão da proprietária da LID Car, Luciana Muller Dobbins.

Em um gabinete apertado, de poucos metros quadrados, Camila é uma das 28 pessoas empregadas por William Alemão, com o cargo identificado no sistema da Câmara Municipal de Manaus como APC-8. O cargo, de livre escolha do vereador, sem a necessidade de concurso público, rende R$ 3.618,88 mil líquidos à Camila Muller todos os meses.