De janeiro a outubro de 2024, a unidade atendeu 178.473 pacientes, entre consultas ambulatoriais e de fisioterapia

Referência em cirurgias ortopédicas no Estado, o Hospital Adriano Jorge celebra, nesta quarta-feira (13/11), 21 anos atuando como fundação. Somente neste ano, de janeiro a outubro, a unidade já realizou 6.139 cirurgias, sendo 2.774 ortopédicas, entre retirada de pedras do rim e da vesícula (nefrolitotripsia e colelitíase), e bariátrica.

A unidade também realizou, no mesmo período, 178.473 atendimentos, 134.859 em fisioterapia e 43.614 consultas ambulatoriais. A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destaca que a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) utiliza equipamentos de alta tecnologia, adquiridos este ano pelo Governo do Amazonas, contribuindo para o alto desempenho em eficiência e eficácia nas cirurgias realizadas e proporcionando a recuperação mais rápida dos pacientes.

“Os avanços no Adriano Jorge, que atua como um hospital de retaguarda, representam um marco na saúde pública do Estado. Com tecnologia de ponta, alta resolutividade e todo um corpo técnico de profissionais, a unidade oferece tratamento de excelência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a secretária da SES-AM, ressaltando que os investimentos realizados no hospital fazem parte do programa Saúde Amazonas, desenvolvido pelo Governo do Estado.

O diretor-presidente da FHAJ, o médico Ayllon Menezes, reforçou o empenho do Governo do Amazonas em investir em melhorias para a unidade, que conta com 182 leitos. Ele observou que o hospital atende pacientes de todo o Amazonas e, também, de estados vizinhos.

“A Fundação Hospital Adriano Jorge sempre se empenhou em oferecer serviços de qualidade, contando com uma equipe de profissionais de excelência e priorizando a humanização no atendimento. Nos últimos anos, com os investimentos realizados pelo Governo do Estado, a FHAJ tem se destacado no cenário da saúde pública”, afirmou o diretor-presidente.

História

A Fundação Hospital Adriano Jorge possui um histórico de dedicação à saúde no Amazonas. Iniciou como sanatório, em 1953, depois passando a funcionar como Hospital Geral. “Desde que se tornou Fundação, em 2003, esta unidade tem ampliado seus serviços médicos, graças ao trabalho incansável dos seus profissionais de saúde e do corpo administrativo”, disse o diretor.

A FHAJ possui Centro Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), que este ano foi reconhecido como Referência Nacional em um documentário do Ministério da Saúde (MS), como destaque na entrega de medicamentos de alto custo, atendendo mais de dois mil pacientes ativos.

A Fundação Hospital Adriano Jorge também atua na formação de profissionais em Medicina. A Residência Médica da unidade iniciou suas atividades em 2004 e, desde então, já capacitou mais de 300 médicos especialistas com conhecimentos, habilidades e técnicas para atuar com qualidade nas diversas áreas da rede pública de saúde do Amazonas.