
Aumento da taxa de esgoto autorizado pela Prefeitura de Manaus, gerou revolta em moradores que não tem esgoto nem água tratada
Moradores do bairro de São Francisco, na zona Sul da capital, protestaram contra o reajuste da tarifa de esgoto e água, da concessionária Águas de Manaus, autorizado pela Prefeitura de Manaus.
O reajuste da tarifa de esgoto permitido pela gestão David Almeida (Avante), será de 12% e já está vigorando desde janeiro de 2025 na capital amazonense.
Os moradores do São Francisco protestaram contra o aumento da tarifa, que afirmaram ser abusivo e dispararam contra o prefeito de Manaus. “Eu votei duas vezes no David Almeida e hoje me arrependo”, disse uma moradora.

Manaus está entre as 20 piores capitais quando se fala em tratamento de esgoto no Brasil. Segundo o estudo do Instituto Trata Brasil, Manaus tem apenas 21,58% de tratamento de esgoto em suas casas.
O documento analisa os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país, que concentram aproximadamente 40% da população brasileira, e faz um ranking com base nos serviços oferecidos e em indicadores de eficiência.
Entre as 100 maiores cidades do país analisadas pelo estudo, a capital amazonense está na 83ª posição do Ranking do Saneamento, e mesmo assim, a Prefeitura de Manaus autorizou o reajuste da tarifa de esgoto para a população.


