
O momento de “caça aos pobres” iniciou, e os vereadores de Manaus fazem de tudo para chamar a atenção dos eleitores, para conseguir fidelizar esse voto.
Entre essas tentativas de atrair público e manter sua popularidade alta, alguns políticos promovem ações sociais que levantam questões sobre assistencialismo e estratégia eleitoral.
Entre os casos mais famosos de vereadores que promovem o assistencialismo para autopromoção política está Glória Carrate (PSB), que é conhecida por distribuição de sopa em bairros periféricos.
Nos últimos anos, vem surgindo novas modalidades de assistencialismo político, como a luta pela causa animal, tendo Aldenor Lima (UB) e Kennedy Marques (MDB), que levantam essa bandeira.
Já o vereador Dione Carvalho (Agir), promove ações com atendimento médico para famílias de baixa renda em unidades de saúde da capital.
Com as proximidades das eleições geraos de 2026, os vereadores que estão pretendendo sair candidatos para o cargo de deputado, já intensificaram suas ações, visando aumentar sua visibilidade política e se autopromoverem buscando fidelizar votos.


