De forma muito infeliz, o vereador Professor Samuel usou uma expressão tida como racista, para se referir ao período mais crítico da pandemia de Covid-19.
Durante seu discursso nesta terça-feira (24), no plenário da Câmara Municipal de Manaus, um Professor que ocupa o cargo de vereador, proferiu em meio a seu discursso, uma frase tida como racista, para se referir a pior fase da pandemia de Covid-19 no estado.
“Indiquei ao prefeito, a criação de um monumento em gratidão e reconhecimento aos profissionais de saúde. Aqueles que ficaram na linha de frente. Temos que ter algo que marque – foi um momento – que marcou de FORMA NEGRA, mas que é importante lembrar aqueles que sobreviveram e principalmente aqueles que lutaram e ficaram na linha de frente”, diss e vereador.
“Marcou de FORMA NEGRA” é uma expressão racista para classificar um momento triste da história. A advogada Luciana Santos, que á advogada e membro da Comissão de Igualdade Racial e Direitos Humanos da OAB, explicou que a fala do vereador é um exemplo de racismo linguístico muito comum.
Samuel já tem um histórico de ir contra direitos adquiridos pelo povo negro, ele foi um dos vereadores contrários ao ensino de diversidade étnico-racial nas escolas do município, algo que é uma Lei Federal já em vigor.
Não é a primeira que o parlamentar entra em uma polêmica, em 2021, Professor Samuel acabou sendo investigado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por suspeita de ‘rachadinha’. O Ministério Público continua as investigações que avançam em segredo de justiça.