Suelem Lofiego vereadora pelo MDB do município de Tonantins (Am), vem sofrendo perseguição politica por parte do grupo do prefeito do município. 
 
A vereadora foi denunciada ainda nesse mês de junho pelo grupo do então prefeito. O protocolo aponta que a inspiração para a perseguição e possível cassação vem da Câmara de Coari que esse ano afastou diversos vereadores. 
 
Suellem começou a ser perseguida quando detectou inúmeras irregularidades na prefeitura de Tonantins. Inconformada e sozinha começou a denunciar o prefeito. 
 
A vereadora ficou conhecida pela forma atuante no município, sempre fiscalizando os recursos público, o que gera desconforto na atual gestão. 
 
A parlamentar está sendo acusada de ataca o gestor público em redes sociais, o que mas parece com “briguinha de adolescente” por parte do prefeito. 
 
Suelem tem mostrado ao povo de Tonantins, trabalho sério e com respaldo, para além mostra ao público onde vem sendo empregado os recursos. 
 
Segundo informações o grupo do prefeito, querem a “caveira” de Suelem, uma vez que a vereadora grita aos quatro cantos as verdades da administração atual. 
 
No último dia 10 de junho, um pedido de cassação foi emitido em nome da vereadora entre os motivos estão de “instigar a população com argumentos levianos”, ou seja, o grupo de prefeito não admite caos na administração municipal e ainda querem “por a sujeira para baixo do tapete” 
 
A deputada estadual Joana D’arc saiu em defesa da vereadora. “Uma vereadora atuante, que sempre esteve fiscalizando os recursos públicos de seu município, e que muitas vezes recorreu a essa Assembleia para que possa cumprir seu papel, para que possa dar respostas a população de Tonantins e agora está correndo risco de ter seu mandato interrompido. Essa é mais uma mulher sendo intimidada por lutar pelo povo de maneira firme contra a velha política. ”,declarou Joana Darc.
 
Ameaças
 
Quanto às ameaças, Suelem Lofiego (MDB), afirma que elas nunca foram ditas pessoalmente por parte do prefeito Lázaro de Souza Martins (PP), mas sim por parte de pessoas próximas ao político que se preocuparam com a segurança dela.
 
“São relatos que passaram existir desde maio do ano passado. Segundo essas pessoas, ele sempre me compara com a vereadora Marielle Franco, dizendo que eu não tenho medo de ter o mesmo fim que ela e amanhecer numa estrada com a boca cheia de formigas”, relatou a vereadora.
 
A vereadora sabe que o município é pequeno e tem medo do que possa acontecer, em contra partida vereadores aliados do prefeito estão buscando com todas as forças cassar o mandato da nobre vereadora.