O planejamento da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) para garantir o funcionamento das 26 unidades de urgência e emergência da capital proporcionou um Réveillon tranquilo em relação ao atendimento à população.
“Todas as unidades atenderam dentro da normalidade para o período. Nós tivemos uma virada de ano tranquila nas unidades de urgência e emergência do estado”, afirmou a gerente de urgência e emergência da Susam, Neylane Macêdo.
Cerca de mil profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, foram escalados para o plantão nesta terça (31) de dezembro e quarta-feira (1º), conforme a Susam.
No Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, foram realizados 589 atendimentos de urgência e emergência, dentre eles 27 de quedas, 23 de acidentes de trânsito e 21 de mal-estar.
Nas ocorrências no HPS João Lúcio Machado se destacaram acidente de moto e agressão. Um ferimento por arma de fogo na cabeça foi o atendimento mais grave.
No HPS 28 de agosto, de acordo com a Gerência de Urgência e Emergência, houve grande procura, porém sem maiores gravidades. A equipe continua preparada para os atendimentos ao longo desta quarta-feira (1º/01).
Já nos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), que possuem infraestrutura para o atendimento de urgências e emergências de baixa complexidade, a maioria dos atendimentos foi de pacientes característicos de atenção básica.
“Ontem tivemos grande fluxo de atendimento de pacientes verdes e azuis, bem característico de consultas eletivas de atenção básica, como, por exemplo, dores que persistem há um mês”, disse a gerente Neylane Macêdo.
*Com informações da assessoria