TRE-AM mantém a cassação da cunhada de Mário Abrahim em Itacoatiara

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), manteve a cassação da Vereadora Nilda Cerdeira Abrahim, cunhada do prefeito de Itacoatiara Mário Abrahim (Republicanos), tendo sua candidatura questionada por outros partidos.

Nilda concorreu em 2024, ao cargo de vereadora de Itacoatiara, mas seu registro de candidatura permaneceu sub judice (em julgamento), até março, quando o TRE-AM votou e cassou seu registro eleitoral.

Nilda Abrahim não poderia se candidatar a qualquer cargo eletivo em Itacoatiara, por ser cunhada do prefeito Mário Abrahim, casa com o irmão seu irmão Chilby Calil Abrahim Neto.

Nilda entrou com um recurso no TRE-AM para anular a decisão e retornar ao cargo, o que foi negado por quatro votos a três, tendo o voto de desempate da presidente do TRE-AM desembargadora Carla Santos dos Reis.

A decisão do TRE-AM mantém o entendimento do tribunal sobre a inelegibilidade reflexa de parentesco mantendo a decisão de cassação dos direitos políticos de Nilda Abrahim, que ainda pode recorrer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).