Mundo – Uma explosão de um carro-bomba em um mercado no norte da Síria matou ao menos 8 pessoas e feriu pelo menos 23. Segundo comunicado do OSDH (Observatório Sírio de Direitos Humanos), a explosão se deu na cidade de Azaz, no norte da província de Aleppo, na madrugada de domingo (31.mar.2024).
O local fica próximo à fronteira da Síria com a Turquia. O observatório também afirmou que número de vítimas pode aumentar. Equipes de resgate foram enviadas para evacuar a área.
Ainda não há informações sobre a autoria. A cidade de população árabe é administrada por grupos rebeldes sírios apoiados pela Turquia. Eles se opõem ao regime do presidente sírio Bashar al-Assad, que está no poder desde 2000.
Moradores da região afirmaram à Reuters que a explosão atingiu a região enquanto sírios faziam compras no mercado depois do fim do jejum característico do Ramadã, período sagrado para os muçulmanos que neste ano começou em 10 de março e termina em 9 de abril. Os adeptos ficam sem comer e beber do nascer ao pôr do sol.
Em publicação no X (ex-Twitter), o grupo de defesa civil voluntário Capacetes Brancos, que atuam na Síria, afirmaram que há duas crianças entre os mortos. Equipes de resgate do grupo foram enviadas ao local.
Fonte: Poder 360