Torcedor com tatuagem nazista é flagrado assistindo partida de futebol em Manaus

Vem circulando nas redes sociais desde domingo (17), a imagem onde aparece um homem ainda não identificado com uma tatuagem nas costas com um símbolo nazista, acompanhando a partida entre São Raimundo do Amazonas e São Raimundo de Roraima, pela rodada de abertura do campeonato brasileiro da Série D, no estádio da Ismael Benigno (Colina), localizada no bairro de São Raimundo, na zona Oeste de Manaus.

Vários torcedores que estavam no local registraram o fato e rapidamente as imagens começaram a circular nas redes sociais.

Essa tatuagem da águia também símbolo do partido nazista. Ela foi escolhida pelo partido alemão pelo fato de ser um símbolo universal de poder, força, autoridade e vitória. Atributos que vão ao encontro da ideologia de superioridade nazista.

A lei federal antirracismo (Lei 7.716, de 1989) afirma que é crime “veicular símbolos” do nazismo “para fins de divulgação”. Em caso de condenação, a pena é de multa e prisão de dois a cinco anos.

Em nota publicada em suas redes sociais, o São Raimundo repudiou a atitude do indivíduo. “O São Raimundo condena veementemente toda e qualquer manifestação favorável àquilo que foi uma das maiores máculas da história mundial! Este indivíduo, uma vez identificado, não mais adentrará as dependências do estádio em dias de jogos do Tufão. Além disso, encaminharemos formalmente uma denúncia aos órgãos criminais para que haja a devida investigação e persecução penal”, disse.

O jogo

O São Raimundo-AM venceu o São Raimundo-RR por 2 a 1, de virada. O volante Tiago Amazonense abriu o placar, contra, mas Derlan empatou aos 44 minutos e Raílson, aos 48 minutos do segundo tempo, virou para a equipe do Amazonas.

Na segunda rodada, o São Raimundo enfrenta o Rio Branco-AC, fora de casa. A partida acontece no próximo domingo, no estádio Florestão, ás 18h (de Brasília).