O Ministério Público de Contas no Amazonas (MPC-AM), acatou uma denúncia contra a prefeitura do Careiro da Várzea, e ordena o prefeito do município Pedro Guedes, a atualizar as informações do portal da transparência.
Segundo a denúncia, o prefeito Pedro Guedes nomeou o Conselho Municipal de Saúde em maio, mas a publicação dos nomes no portal da transparência só saiu em dezembro, o que é fere o princípio de transparência que é crucial para a fiscalização e controle da sociedade.
Segundo o MPC-AM, a falta de informações no portal da transparência, beneficia e facilita a corrupção de agentes públicos, e devido a isso o Ministério Público de Contas no Amazonas ordenou que o prefeito Pedro Guedes atualize o portal com os gastos da prefeitura.
A falta de transparência nas contas da prefeitura do Careiro da Várzea pode levar a prisão do prefeito Pedro Guedes, além da perda de seu mandato e de seus direitos políticos. Os órgãos de fiscalização estão de olho nos prefeitos do interior do Amazonas e a Polícia Federal pode visitar alguns, entre eles está o do Careiro da Várzea.