Um temporal atingiu o município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) nesta quinta-feira, 21, e destruiu parte de, pelo menos, três estabelecimentos comerciais nas margens do Rio Amazonas. Os empreendimentos precisaram ser isolados pela Defesa Civil local.
Segundo relatos, o deslizamento começou por volta das 14h, no beco Leleco. Os estabelecimentos parcialmente destruídos estão localizados no bairro do Jauary.
Moradores gravaram o momento em que o desastre começou. Os imóveis estavam abandonados e foram arrastados com a forte chuva.
A comerciante e moradora do beco, Linde Rodrigues, contou que o ouviu estalos nas paredes e, em seguida, barulhos de canos quebrando. Minutos depois, aconteceu o deslizamento das paredes.
“Começou a estalar e olhávamos, cada vez mais estava rachando a parede. Os canos quebrando e quando vimos, cedeu de vez e todo mundo saiu correndo. Ficou uma área de risco para todo mundo”, lamentou.
De acordo com a Defesa Civil de Itacoatiara, foram registrados pelo menos cerca de 55 milímetros de água.
“Isolamos a área e tiramos algumas famílias que estavam próximas daqui. Muita chuva hoje o dia todo, começou pela madrugada e nós tivemos várias ocorrências no município. Aqui, a área foi isolada, comunicamos o bombeiro, o engenheiro de infraestrutura e estamos fazendo um trabalho conjunto para resolver o problema do beco do Leleco”, destacou Hekney Rebouças, coordenador do órgão no município.