Alan David Belchior Varjão Thales, de 37 anos, foi preso nesta terça-feira (19), suspeito de aplicar golpes em pelo menos 200 pessoas, utilizando uma concessionária de veículos de fachada para criar financiamentos falsos em Manaus.
A prisão do suspeito foi realizada por policiais do 1º Distrito Integrado de Polícia (Dip), na Avenida Brasil, bairro da Compensa, zona Oeste de Manaus, quando se dirigia para a loja “Teles Veículos”, localizado na Avenida Tefé, bairro da Raiz, zona Sul da capital, que segundo a Polícia, ele usava como fachada para lavar o dinheiro dos golpes.
Até o momento 50 pessoas vítimas de Alan Thales foi ouvida pela Polícia Civil, mas acredita-se que pode chegar a pelo menos 200 pessoas enganadas no golpe do financiamento falto segundo a Polícia.
“O suspeito convencia as vítimas a contraírem contratos de financiamento bancário e se apropriando dos veículos comprados por terceiros. Ele recebia veículos de clientes em sua loja a pretexto de vendê-los, mas não repassava aos proprietários os valores decorrentes dessas vendas. Em alguns casos, quando os clientes se queixavam de problemas mecânicos nos veículos, Alan recebia esses automóveis a pretexto de consertá-los, mas também os vendia sem donos saberem, além de falsificar assinaturas das vítimas”, explicou o delegado Cícero Túlio.
O suspeito foi autuado por estelionato, apropriação indébita, recepção qualificada, falsidade ideológica e falsificação de documentos. O homem ficou calado durante o interrogatório e deve ficar a disposição da justiça.