Uma suposta imagem de um ‘novo lanche’ do McDonald’s acompanhado de um boneco Baphomet tem circulado nas redes sociais e gerado alvoroço entre os internautas, que pedem o boicote à empresa.
Postagens em diferentes idiomas alertam para associação do boneco com satanismo, levantando preocupações em relação ao brinquedo nas casas e o impacto nas crianças.
“Dessa vez Satanás quer entrar dentro das casas e fazer morada através das crianças….. Mc Donald , faz brinquedos miniatura baphomet Satanás!!! Nossa casas já tem morada do Espírito Santo de Deus!!! E nossas crianças são de Jesus!!!”, diz uma publicação obtida pelo site Boatos.org.
“Olha o brinquedo que o McDonald’s está colocando como brinde. Baphomet é um demônio, uma criatura diabólica, uma vez que possui chifres, tal qual o diabo (Satanás), representando assim as forças do mal. Cuidado ao permitir esse brinquedo entrar na sua casa. Cuide do seu lar! #VigiaCrente #forcasmalignas”, diz outra postagem.
Após o alvoroço nas redes sociais, uma investigação foi feita e o site descobriu que, na verdade, o produto em questão é uma criação de inteligência artificial (IA), e não consta nenhum lançamento oficial por parte da empresa. O intuito da imagem foi causar desinformação.
A iluminação da imagem e as imperfeições com o ‘M’ na lateral da caixa são algumas das características presentes na criação da inteligência artificial.
O Baphomet é uma figura associada a ídolos pagãos surgida no Século XIV. Para cristãos, a figura representa o satanismo por ser uma representação de um animal com chifres.