32.3 C
Manaus
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Suframa visita fábrica da Faber-Castell

A Suframa realizou visita institucional à fábrica da A W Faber-Castell Amazônia S.A., localizada na avenida do Turismo, bairro do Tarumã, na zona Oeste de Manaus. A unidade integra o Polo Industrial de Manaus (PIM) desde 2006 e opera na planta atual desde 2013.

A equipe da Autarquia foi recebida pela gerente da unidade em Manaus, Samara Barreto; pelo gerente de Divisão Industrial, Evandro Ciarlo; pelo gerente de Finanças Corporativas, Adriano Magno; e pela especialista fiscal, Maria de Nazaré Loureiro. Antes de conhecer o processo produtivo, a comitiva assistiu a um vídeo institucional sobre a trajetória da companhia.

Fundada na Alemanha em 1761, a Faber-Castell completa 265 anos de atuação global. No Brasil há 96 anos, mantém unidades em Manaus, São Carlos (SP) e Prata (MG) e escritório comercial em São Paulo. Na capital amazonense, a planta tem 6.100 metros quadrados de área construída e produz marcadores, canetas hidrográficas e apontadores, totalizando 180 SKUs. A capacidade instalada é de 151,5 milhões de peças por ano, com ocupação atual de cerca de 48% e 130 empregados.

Durante a visita, os representantes da Suframa conheceram os setores de injeção, montagem e embalamento, acompanhando as etapas do processo produtivo dos itens fabricados na unidade. De acordo com o gerente de Divisão Industrial, Evandro Ciarlo, no período de abril a novembro a fábrica opera em três turnos para atender à alta demanda da volta às aulas do mercado interno. A empresa também destacou o desempenho na área de segurança do trabalho: a planta deverá completar seis anos sem acidentes nos próximos 180 dias. Para o próximo ano fiscal (abril a março), a Faber-Castell Manaus tem boas expectativas de faturamento no mercado interno.

A comitiva da Autarquia foi liderada pelo superintendente Bosco Saraiva e contou com a participação do superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; do superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho; do gerente de Projetos da SAE, Ozenas Maciel; e do coordenador de Comunicação e Assuntos Institucionais, Isaac Júnior.

“É salutar para o Polo Industrial de Manaus ter a oportunidade de abrigar empresas tradicionais como a Faber-Castel, que geram emprego, investem em segurança e sempre estão dispostas a expandir suas operações na região”, destacou Bosco Saraiva.