29.8 C
Manaus
quarta-feira, 11 de março de 2026

Suframa destaca resultados do Polo Industrial e desafios urbanos na Câmara Municipal de Manaus

A Suframa participou, nesta quarta-feira (11), de Tribuna Popular realizada no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na rua Padre Agostinho Caballero Martin, bairro São Raimundo, zona Oeste da capital. A atividade integrou as comemorações pelos 59 anos da Zona Franca de Manaus (ZFM) e apresentou aos vereadores um panorama das ações e resultados recentes do modelo econômico.

Durante o evento, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou indicadores positivos do Polo Industrial de Manaus (PIM), como o faturamento de R$ 227,7 bilhões e o crescimento do emprego formal, que passou de 109 mil para 132 mil trabalhadores diretos nos últimos anos. Segundo Saraiva, a manutenção das vantagens comparativas da Zona Franca na reforma tributária trouxe segurança jurídica e ampliou a confiança dos investidores, impulsionando novos projetos industriais. Atualmente, o PIM possui 553 fábricas em operação e outras 195 em fase de instalação, além de 94 novos projetos previstos para análise na próxima reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS).

Diante desse cenário de expansão, Saraiva apontou dois desafios principais: a qualificação da mão de obra para atender à crescente demanda por trabalhadores capacitados e a necessidade de atualização do Plano Diretor de Manaus. Segundo o superintendente, a revisão do Plano Diretor é fundamental para viabilizar novas áreas industriais e acompanhar o crescimento da demanda por investimentos. “O distrito industrial, concebido na década de 1970, encontra-se saturado. Precisamos oferecer alternativas para a instalação de novas fábricas e acompanhar o crescimento da cidade”, afirmou.

A participação da Suframa ocorreu a convite do vereador Rosivaldo Cordovil e marcou o reconhecimento da Câmara Municipal à trajetória da Autarquia, criada em 28 de fevereiro de 1967. Ao final, Saraiva ressaltou que a segurança jurídica assegurada ao modelo até 2073 abre perspectivas positivas para o desenvolvimento regional e para um novo ciclo de crescimento econômico em Manaus.

Também estiveram presentes na sessão plenária, pela Suframa, o superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar; o superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; o superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho; do superintendente-adjunto substituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; a superintendente-adjunto de Operações, Maria de Jesus Lins Guimarães, além de outros técnicos da Autarquia.