31.3 C
Manaus
domingo, 1 de fevereiro de 2026

Sérgio Kruker chama ribeirinhos de “passa fome”

O pré-candidato Sérgio Kruker, disse durante uma entrevista a um podcast local, que o “ribeirinho passa fome”.

Kruker é curitibano e ligado a movimentos conservadores, que apoiam o desmatamento da Amazônia como um modelo econômico para o estado do Amazonas.

Nascido no Paraná, Kruker é empresário e tenta uma vaga na assembleia legislativa do Amazonas pela primeira vez, mas já se mostrou alguém que não se pode contar para defender o estado.

Alinhado com o ex-ministro do meio ambiente do governo Bolsonaro, Ricardo Salles, Sérgio Kruker defende a exploração de madeira e minério em terras indígenas protegidas por lei federal.

Recentemente o pré-candidato, se meteu em uma polêmica ao tumultuar uma audiência pública, que se discutia o licenciamento de obras da BR-319, Kruker interrompeu a fala do pesquisador do INPA, Phillip Fearnside, com ataques de xenófobia, mesmo ele não sendo amazonense.

“A gente não pode aceitar interferência externa. Como pode vir um cara dos Estados Unidos aqui. O cara vem de lá dizer o que eu vou fazer na minha casa? Essa casa é nossa! Se a gente quiser derrubar todas essas árvores, a gente derruba. É nossa e não é de mais ninguém. Não é de europeu, americano, nem asiático”, disse Kruke.

Fearnside mora em Manaus a mais de 40 anos e trabalha no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Vencedor de um Prêmio Nobel da Paz, Phillipe possuí vários trabalhos voltados a Amazônia.

Outra polêmica de Kruker, é que nem seus próprios aliados nos grupos de consernadores, apoiam sua candidatura, por motivos ainda desconhecidos.