Seinfra apresenta nível do pavimento da rodovia AM-010, destaca Cabo Maciel

Após ser reconduzido à vice-presidência da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional (Comunder) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), uma das mais produtiva da Casa, deputado Cabo Maciel (líder do PL) destaca detalhes da obra de reestruturação e modernização da rodovia AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara/Am (a 176km de Manaus).
A previsão do início da obra do mais importante corredor econômico do Amazonas será assim que o sol permitir, ou seja, assim que se iniciar o período de estiagem as máquinas começam a trabalhar na AM-010.

“Essa é a rodovia mais importante do Amazonas, por facilitar o acesso ao Distrito de Novo Remanso, que é um grande produtor de abacaxi, os municípios de Silves (a 204km de Manaus) e Itapiranga (a 227km de Manaus), onde está sendo implantada a empresa Eneva, para a exploração de gás. No município de Rio Preto da Eva (a 57km de Manaus), podemos destacar a implantação do Distrito Agroindustrial, que vai gerar emprego e renda para centenas de famílias, pondero Cabo Maciel.
De acordo com Cabo Maciel, contrato de repasse financeiro foi assinado pelo Governo do Estado no dia 13 de janeiro de 2020, na sede da Colônia de Pescadores Z-13 em Itacoatiara com a Caixa Econômica Federal (CEF), no valor de R$ 219.465.652,60, destinado às obras da primeira etapa de reforma e modernização da rodovia AM-010. O contrato prevê contrapartida do Governo do Estado no valor de R $4,5 milhões.
Lembra Cabo Maciel a afirmação feita pela vice-presidente da CEF, Tatiana Thomé, tratar-se do maior contrato de repasse da União de 2019 feita através de emenda parlamentar de autoria do Senador Omar Aziz (PSD).

Qualidade da obra na AM-010

Conforme o líder do PL, a obra ficará a cargo da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) e o projeto, inclusive, já está em análise na Caixa Econômica Federal.
Por isso, a Seinfra preparou um conteúdo especial explicando a nova estrutura de pavimento dessa rodovia:
A estrutura é composta por centro e laterais, todos compostos por sub leito, sub-base, base, camada em tratamento superficial duplo (TSD) e capa asfáltica em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ);
O centro receberá base reciclada com adição de seixo e cimento, gerando, assim, menos impactos ambientais, graças à redução do descarte de material betuminoso;
As laterais terão base com solo, seixo, areia e cimento;
O pavimento contendo uma camada de acabamento em CBUQ contribui para evitar tensões, principalmente devido ao tráfego intenso de veículos de carga na região.
As intervenções em estudo pretendem ainda promover a melhoria na sinalização horizontal e vertical, mudanças de traçado nos trechos onde forem recomendados por razões estritamente técnicas e de segurança, como por exemplo, as curvas perigosas. Não será feita na totalidade da rodovia, apenas em trechos estritamente necessários.