Rozenha se lança como Vice na chapa de Samir e vira alvo de Críticas nos Bastidores e redes sociais

Por: Elson Santos

Gestão marcada por fracassos na FAF e rompimento com Ednaldo Rodrigues fazem dirigente ser chamado de “Judas” por aliados do ex-presidente da CBF

Manaus (AM) – O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e deputado estadual pelo PMB, Ednailson Rozenha, mergulhou de vez nas articulações pela sucessão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao declarar apoio público ao candidato Samir Xaud e integrar sua chapa como vice-presidente. A movimentação política, no entanto, não foi bem recebida nos bastidores: Rozenha já é chamado de “Judas” por dirigentes que o acusam de traição ao ex-presidente Ednaldo Rodrigues, de quem era aliado.

A manifestação de apoio foi publicada nas redes sociais do dirigente amazonense, que destacou a necessidade de “restaurar a credibilidade” da CBF e descreveu Xaud como “símbolo da renovação exigida por quem acredita em um futebol mais transparente, moderno e representativo”. No entanto, o discurso de renovação tem sido visto com desconfiança diante do histórico recente de Rozenha.

Sua gestão na FAF é alvo de duras críticas por parte de clubes, atletas e profissionais do futebol local. Entre as principais queixas estão a desorganização de campeonatos regionais, ausência de investimentos nas categorias de base e falta de transparência na condução administrativa da entidade. Nos bastidores, a imagem de Rozenha é a de um dirigente que priorizou articulações políticas em detrimento do fortalecimento do futebol no Amazonas.

A decisão de romper com Ednaldo Rodrigues e se aliar a Samir Xaud também gerou reações entre dirigentes de outras federações estaduais, especialmente do Nordeste, que consideravam Rozenha um nome de confiança da antiga gestão da CBF. A guinada repentina para o grupo opositor foi interpretada como uma jogada oportunista, voltada exclusivamente para conquistar espaço na cúpula da entidade e manter seu salário gordo de R$ de 200 mil reais e os previlégios de príncipe na entidade Nacional de futebol.

Vidéo: Antes era só elogios pra Ednaldo veja

O portal Abutre da Notícia entrou em contato com algumas lideranças de confederações e captou algumas declarações veja “Ele foi um dos que mais se beneficiou da confiança do Ednaldo e agora muda de lado como se nada tivesse acontecido. Isso tem nome”, afirmou à reportagem um presidente de federação, sob condição de anonimato. “Rozenha traiu o grupo que lhe deu apoio, e isso será cobrado na eleição.” Rozenha com Capital politico e econômico tenta influenciar votos de apoio pra chapa.

A aproximação entre Rozenha e Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol, sinaliza uma tentativa das federações do Norte em ganhar maior protagonismo nas decisões da CBF. No entanto, a aliança entre dois dirigentes com trajetórias questionadas por seus pares lança dúvidas sobre o verdadeiro alcance de renovação que a chapa poderá oferecer.

A eleição para a presidência da CBF ainda não tem data definida, mas já movimenta intensamente os bastidores da política esportiva brasileira. Enquanto isso, Rozenha aposta nas redes sociais e nos discursos institucionais para tentar apagar a imagem de dirigente isolado e contestado. Se terá sucesso nessa empreitada, é o que os próximos capítulos da sucessão na CBF irão revelar.