O programa reúne um colegiado de instituições com o objetivo de dar apoio às mulheres que são vítimas de violência doméstica

A Ronda Maria da Penha iniciou suas ações na segunda-feira (24), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A implantação do programa no município foi após pedido formulado pela deputada estadual Mayra Dias (Avante).

O programa reúne um colegiado de instituições com o objetivo de dar apoio às mulheres que são vítimas de violência doméstica.  Para parlamentar, a medida é um avanço essencial no processo de proteção às mulheres.

“Com o cumprimento mais efetivo das medidas protetivas de urgência, com o enfrentamento à violência doméstica, a implantação da Ronda Maria da Penha contribui para resgatar a autoestima e a dignidade da mulher, empoderando-as a buscar uma vida livre de abusos”, afirmou Mayra Dias.

Para efetuar denúncias, a Ronda Maria da Penha disponibiliza o número de contato (92) 99527-8008, no qual a população pode acionar as guarnições especializadas para atuar nos casos de descumprimento das medidas protetivas.

Outros pedidos

Mayra também propôs a instalação do programa nos municípios polo do interior do estado e também busca medidas para reforçar a rede de proteção e apoio às vítimas, como a Casa da Mulher Brasileira, a Delegacia da Mulher para os municípios do interior, a indicação de uma delegada da mulher para Maués.