O candidato a prefeito de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), apresentou uma proposta para descentralizar as atividades culturais na capital, levando eventos e atrações para todas as zonas da cidade. A iniciativa foi discutida em um encontro realizado na noite de terça-feira (28/8) no Vieiralves, onde artistas, produtores culturais, cozinheiras, garçons e outros trabalhadores da área se reuniram para pedir mais investimentos no setor cultural.

Roberto Cidade destacou a importância de valorizar os artistas locais e criticou a atual gestão por priorizar profissionais de fora de Manaus. Ele também se comprometeu a criar cursos de capacitação e oferecer linhas de crédito por meio da Afeam, visando apoiar trabalhadores informais a investirem em seus negócios.

O plano de governo do candidato inclui a ampliação de editais e seleções públicas voltadas para a difusão da cultura local, além de ações de incentivo ao empreendedorismo cultural e à economia criativa. Trabalhando há 10 anos como cozinheira em bares e casas de shows, Tânia Mara, 44, manifestou esperança nas propostas de Cidade, ressaltando que, até então, nenhum candidato havia dado atenção ao setor cultural.

Além do encontro com trabalhadores da cultura, Roberto Cidade participou de uma reunião com moradores do bairro Santo Agostinho, na zona oeste de Manaus, onde apresentou outras propostas de sua coligação “Manaus Merece Mais”, como a criação do Auxílio Municipal Permanente e a implantação de 12 UPAs na cidade.

Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade construiu o maior arco de alianças desta eleição em Manaus, contando com o apoio de sete partidos: União Brasil, Progressistas (PP), Republicanos, Podemos, PMB, PRD e PSB.