Renato Afonso (UB), e seu vice Paulo Souza, serão investigados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), a pedido do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção, pelos crimes de abuso de poder econômico e político, no lançamento da pré-candidatura de reeleição à Prefeitura de Pauini, no interior do Amazonas, que ocorreu neste último sábado (11).
Segundo denúncias que serão apuradas pelo Ministério Público Eleitoral, Renato Afonso distribuiu fichas de ‘vale-gasolina’ para a população participar de uma carreata com a presenta do deputado federal Sidney Leite e do deputado estadual Adjunto Afonso, irmão de Renato, além de outros aliados.
Os vale-gasolinas são pagos com dinheiro oriundo da prefeitura de Pauini, e muitos funcionários públicos municipais, estão sendo obrigados a participar da carreata de lançamento da pré-candidatura à reeleição de Renato Afonso à Prefeitura de Pauini.
Algumas pessoas até foram irônicas com a oferta de fichas vale-gasolina pelo prefeito Renato Afonso, que estavam vendendo essas fichas por um valor simbólico de R$ 20 reais, e que usariam a gasolina em benefício próprio, às custas de um crime eleitoral realizado por Renato Afonso e seus aliados.
A distribuição de gasolina foi tanta, que está faltando o combustível em alguns postos de na cidade de Pauini, o que também gerou incômodo nos populares que realizaram as denúncias por meio de posts nas redes sociais e em grupos de WhatsApp.