O Programa Previne Brasil, do Governo Federal, que analisa e estrutura modelos de financiamento para o aumento e a melhora nos serviços na atenção primária de saúde nos municípios, emitiu juntamente com o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), um parecer onde mostra o desempenho dos municípios do Amazonas.

Entre os municípios que ganharam um destaque negativo no relatório, e deve se reorganizar quanto a ações no setor de saúde primária, está a prefeitura de Manaquiri, comandada pelo prefeito Jair Souto, que entre outras coisas, nomeou para comandar a secretaria municipal de saúde de Manaquiri, sua irmã Maira Souto.

Dentre todos os 62 municípios, Manaquiri teve um desempenho pífio no que se refere saúde básica, mesmo recebendo recursos financeiros do Governo Federal e Estadual, para que se realize ações e serviços de atenção primária na saúde. Segundo o relatório do TCE-AM e do Previne Brasil, Manaquiri não conseguiu alcançar nenhuma das metas estabelecidas para a saúde primária nos municípios.

Moradores e profissionais de saúde já protestaram contra a secretária e irmã do prefeito Maria Souto, que segundo eles, vem sucateando a saúde em Manaquiri. Jair Souto que também é presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), deveria por obrigação, prestar assessoria técnica aos municípios, principalmente no tocante à área de saúde, essencialmente importante no âmbito municipal.

A recomendação do TCE-AM e da Previne Brasil é de que Manaquiri, reveja toda sua gestão referente a ações e serviços de atenção a saúde primária no município, se não, haverá uma auditoria com punição que poderá levar a prisão dos envolvidos.