Projeto leva atendimento psicológico gratuito para escolas em Manaus

O projeto é realizado desde 2022 e busca prevenir problemas de saúde mental e promover o bem-estar aos estudantes

Visando acolher, escutar e cuidar dos alunos, docentes e pais de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, o projeto social “Plantão Psicológico” está oferecendo atendimentos gratuitos para estudantes da rede estadual e municipal de Manaus. O projeto é realizado desde 2022 e busca também prevenir problemas de saúde mental e promover o bem-estar aos estudantes.

Para o professor do curso de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Amazonas (Ufam), Ewerton Helder Bentes, que coordena o projeto, a saúde mental é um fator fundamental para o sucesso escolar. Ele pontua que os estudantes que apresentam problemas nesse campo têm mais dificuldade de aprender, de se concentrar e de se relacionar com os colegas. Sendo assim, a presença de profissional de psicologia no âmbito escolar pode ajudar a prevenir transtornos ou distúrbios e a melhorar o desempenho escolar.

Ewerton ainda reforça que o intuito é “contribuir com a saúde mental da população da capital amazonense e, futuramente, da região metropolitana de Manaus”.

Até o dia 15 de junho deste ano, 1.550 estudantes foram atendidos pelas equipes do projeto. “Com os adolescentes, é realizado o aconselhamento psicológico, ou seja, a escuta da demanda emergencial e a busca para que se compreenda que existe a possibilidade de construir estratégias de enfrentamento da situação vivenciada”, explica o professor.

Conforme Ewerton, um estudante pode ser atendido até cinco vezes e, caso seja observada a necessidade de terapia, ele é encaminhado para a rede de apoio.

As principais demandas registradas durante as ações nas escolas, são: cutting ou autolesão, violência doméstica, negligência familiar, abuso sexual infantil, assédio sexual, agressividade, ansiedade, questões relativas à sexualidade, configurações relacionais comprometidas, dentre outros.

Ao todo, 320 alunos precisaram de acompanhamento psicológico em consultas fora das salas de aula.  Além dos estudantes, o projeto também dá assistência psicológica aos docentes das escolas onde o projeto está alocado e aos pais de alunos. Foram realizadas 480 sessões de psicoterapia com professores, gestores e pais de alunos.

“Para pais e docentes, é oferecida a psicoterapia online, com alunos dos últimos períodos em Psicologia, gratuitamente. Assim como com alunos, quando for identificada a necessidade de terapia”, esclarece Ewerton Helder.

“Os psicólogos também podem trabalhar com os professores e com os pais para criar um ambiente escolar mais positivo e para apoiar os estudantes que estão com dificuldades”, disse.  Além das orientações, as ações englobam rodas de conversa sobre bullying, violência nas escolas, entre outros eventos. Os interessados em receber atendimento devem entrar em contato por meio do telefone (92) 98407-7900.

Ideia para o projeto

Ewerton Helder explica que a ideia de oferecer os atendimentos de forma gratuita na rede de ensino pública veio após um gestor relatar a ele a imensurável quantidade de problemas que vinha enfrentando, diariamente, com os adolescentes que estavam sob sua tutela na escola. “Foi aí que decidi elaborar o programa e apresentar na Ufam como projeto de extensão, para poder levar até eles o acompanhamento psicológico. Em 2022, iniciei como plantonista, o primeiro atendimento na escola. Daí, outros alunos, de outras faculdades, se uniram a mim, o que tem sido imprescindível para o caminhar das ações”, relata.

Realizado por estudantes e psicólogos voluntários, que atuam como supervisores dos atendimentos realizados diariamente, o projeto “Plantão Psicológico” foi idealizado através do Laboratório de Psicologia Fenomenológico- Existencial da Ufam, o Labfen, em conjunto com a Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE, que conta com alunos voluntários do curso de Psicologia da Faculdade Santa Teresa, Esbam, Fametro, Uninorte e UniniltonLins.