Projeto lei de Cabo Maciel torna obrigatório fornecimento de protetor solar para as vítimas de câncer de pele

O deputado estadual Cabo Maciel (líder do PL) protocolizou junto a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Projeto de Lei (PL), que torna obrigatório o fornecimento pelos Postos de Saúde de protetor solar a todas as pessoas que fazem ou concluíram o tratamento de câncer de pele no Estado do Amazonas.


De acordo com a justificativa do parlamentar o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer registra a cada ano cerca de 180 mil novos casos. É o tipo mais comum de câncer na população brasileira e por isso são importantes o tratamento e a prevenção.


O mais comum é o câncer da pele não melanoma que tem letalidade baixa se descoberto no início, porém, no Brasil os números de vítimas fatais são muito altos. Importante destacar que após o diagnóstico e tratamento do melanoma, é necessário o ajuste do estilo de vida da pessoa e a adoção de medidas de proteção do sol.


Acrescente ainda Cabo Maciel, que a proteção solar é essencial na prevenção de um segundo câncer de pele (melanoma ou não melanoma). A maioria das pessoas tratadas de melanoma leva um estilo de vida ativo ao ar livre, mas são essenciais que seja tomada as medidas necessárias para proteger a pele contra danos adicionais, principalmente na região do Amazonas, onde as temperaturas são bastante elevadas, e grande parte da população exerce seu labor em contato com o sol.


“Com isso temos a certeza que a distribuição gratuita do protetor solar é de fundamental importância para a continuidade do tratamento e fundamental para que seja inibida a reincidência do câncer. Minha propositura é uma proposta de preservação à vida e à saúde, direitos constitucionalmente consagrados”, concluiu Cabo Maciel.