A Prefeitura do Município de Tapauá, sob a gestão do prefeito Gamaliel Andrade (UB), já se prepara juntamente com a Defesa Civil Municipal, Secretarias de Meio Ambiente, de Produção Rural, de Transporte, de Saúde, de Finanças, de Educação e de Assistência Social, um plano de contigência para a próxima estiagem.
Segundo Estudos e o relatório Hidroclimatológico, aponta que os municípios do Amazonas que enfrentaram uma estiagem severa no ano de 2023, tendo assim uma das maiores secas dos últimos anos, terá novamente uma período grande de estiagem e seca em 2024.
Com os dados apresentados pelos Estudos e Relatório Hidroclimatológico, o prefeito Gamaliel Andrade reuniu seus secretários para traçar um plano de Contingência para a estiagem de 2024, que contará com um aporte financeiro de R$ 2.5 milhões para atender as demandas urgentes do município durante este período.
Com os níveis dos rios que compõe a calha que banha Tapauá em descida desde a primeira quinzena do mês de abril, um planejamento estratégico para garantir o melhor desempenho do atendimento a população do município, tende a diminuir os impactos da severa estiagem que está se desenhando.
Os recursos provenientes da Prefeitura de Tapauá, serão empregados na capacitação, logística e tratamento de água para os munícipes que devem ser afetados pela seca dos rios, com o atendimento de entrega de alimentos (cestas básicas), geração de energia nas comunidades onde precisam captar água, além de realizar e manter os atendimentos de saúde na região ribeirinha do município.
Movimento atípico das águas
Os rios que banham a calha do município de Tapauá, estão em constante descida desde a primeira quinzena do mês de abril, tendo um movimento das águas de forma atípica dos últimos anos no mesmo período, mostrando que a estiagem e a seca dos rios, deverá ser tão severa este ano de 2024, quanto o que ocorreu em 2023.
A partir do mês de maio, são enviados alertas para todos os comércios e concessionárias de energia e água, para que realizem um planejamento para combater a estiagem, evitando o desabastecimento de alimentos, energia elétrica e água potável nas comunidades ribeirinhas e na sede do município de Tapauá.
Os esforços da gestão Gamaliel Andrade à frente da Prefeitura de Tapauá, tem como objetivo diminuir ainda mais os impactos da estiagem severa que se aproxima dos municípios ribeirinhos.
“Ano passado começamos a receber os informes do CEMOA em Julho esse ano eles chegaram em Fevereiro, motivo esse que nos deixou de alerta e nos fez montar o melhor plano para atender as famílias atingidas que vivem em sua maioria em comunidades ribeirinhas”, disse o prefeito, sobre a antecipação das reuniões do plano emergencial.