
Na manhã de sexta-feira (13/03), servidores do quadro operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parintins participaram do primeiro Diálogo Diário de Segurança (DDS), iniciativa voltada ao fortalecimento das práticas de prevenção e proteção no ambiente de trabalho. A ação faz parte das estratégias adotadas pela Prefeitura de Parintins para ampliar os cuidados com os profissionais que atuam no sistema de abastecimento de água do município.
O encontro reuniu encanadores, eletricistas, motoristas, operadores de bombas e outros profissionais que desempenham funções essenciais para garantir o funcionamento dos serviços de água em Parintins.
Durante o planejamento da atividade, o diretor do SAAE, Marquinho da Luz, ressaltou que, desde 2025, a gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves vem atuando em parceria com a autarquia para modernizar e organizar as atividades desenvolvidas pelo órgão.
A capacitação foi conduzida pelo técnico de Segurança do Trabalho Pironcy Godinho, que destacou a importância do diálogo permanente sobre segurança no ambiente profissional.

Segundo ele, o objetivo é ampliar a atenção com a vida dos trabalhadores e fortalecer práticas que garantam mais eficiência e proteção durante a execução das atividades diárias. “O diálogo é essencial para que cada setor possa ajustar procedimentos e ampliar as condições de segurança nas tarefas desenvolvidas pela autarquia”, afirmou.
Durante a atividade, também foi reforçada a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), fundamentais para reduzir riscos e prevenir acidentes de trabalho. O encarregado dos encanadores, Adnaldo Brito, destacou que a prevenção deve ser uma prática constante entre os servidores.
Como parte das ações de valorização dos profissionais, todos os colaboradores do SAAE receberam, em novembro de 2025, novos fardamentos e equipamentos de proteção para utilização nas atividades diárias, reforçando o compromisso da gestão municipal com a segurança e o bem-estar das equipes.


