26.3 C
Manaus
domingo, 1 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Parintins leva qualificação profissional às mulheres da Vila Amazônia

Mateus Assayag lembrou que de janeiro até setembro já são mais de 250 pessoas em qualificação profissional

Fortalecendo o empreendedorismo, a Prefeitura de Parintins, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), realizou nesta segunda-feira (29) aula inaugural dos cursos profissionalizantes de Bolo Artísitico e preparo de salgados para 50 mulheres usuárias do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Vila Amazônia.

O prefeito Mateus Assayag, a vice-prefeita Vanessa Gonçalves, vereadores e a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Zeila Cardoso, participaram da abertura, juntamente com comunitários que compartilham desta iniciativa que busca geração de emprego, renda e autoestima.

Encarando de frente os desafios na geração de emprego e renda, Mateus Assayag lembrou que de janeiro até setembro já são mais de 250 pessoas em qualificação profissional. “Estamos buscando soluções e qualificar as pessoas é uma delas, em parceria com o Senac uma instituição com credibilidade”, ressaltou o prefeito, anunciando a construção do novo CRAS na região.

A vice-prefeita Vanessa Gonçalves agradeceu a parceria com o Senac, que faz a diferença na vida das pessoas. “Nós estamos cada vez mais próximos da população. Queremos sempre o bem estar das pessoas. Daqui para frente vocês terão muitos clientes”, enfatizou.

A moradora da Vila Amazônia, Karliane Freitas, vive a expectativa de iniciar o curso para adquirir conhecimento e renda para a família. “Que venham outros cursos, minha renda vai aumentar. Essa é minha expectativa”, destacou.

A dona de casa, Maria da Assunção, que já participa de oficinas de artesanato e costura agora vai aprender a fazer bolos artísticos e salgados. “Eu gosto de ganhar dinheiro e tudo que vem para o CRAS, aprovo essa iniciativa”, comemorou.

A supervisora do Senac, Auxiliadora Teixeira Batista, incentivou as alunas a concluírem o curso que será de duas semanas. “Os cursos tem custos elevados e estão acontecendo com a logística da Prefeitura de Parintins e temos perspectivas de desenvolvimento social e econômica em Vila Amazônia. Com esses cursos a gente espera que as pessoas vendam e mudem de vida” apoiou.

Segundo a secretária Zeila Cardoso, a Vila Amazônia já possui cursos em andamento: Cuidador de Idoso e Infantil, Porteiro e Vigia, Bartender e Maquiador. “A gestão acolheu a qualificação profissional como pilar de desenvolvimento da cidade e na Vila que está recendo o compromisso de Mateus e Vanessa”, concluiu.