Com objetivo de encaminhar soluções para o Porto de Parintins, o prefeito Bi Garcia e o secretário de Obras, Albano Albuquerque, estiveram reunidos nesta quinta-feira (4) com representantes da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ). As discussões são voltadas para a atuação do Departamento Nacional de Transporte (DNIT), que é responsável pela gerência e infraestrutura do terminal hidroviário.
O prefeito Bi Garcia informou que mantém constante cobrança junto ao DNIT para que solucione os problemas do porto. Albano Albuquerque afirma que o poder público vai dar suporte à ANTAQ no processo de fiscalização. “A agência regulamentadora aquaviária vem para justamente pontuar os itens de maior urgência, orientar também sobre as mudanças e qualquer atividade que possa atrapalhar o evento do festival. Essa conversa aqui foi muito satisfatória pra orientar as ações que devem ser feitas”, disse o secretário.
De acordo com a gerente substituta regional da ANTAQ, Daniele Felipe de Carvalho, o órgão está em Parintins para fiscalizar as ações do DNIT e cobrar que medidas sejam tomadas. “A gente veio aqui para Parintins para fiscalizar a atividade portuária. A gente fiscaliza o DNIT, que no caso é o gestor do porto e a gente faz um trabalho verificando as situações estruturais do porto”, declarou.
O prefeito Bi Garcia vai reunir com a diretoria regional do DNIT na segunda-feira, em Manaus, para fazer as solicitações necessárias de adequação no porto de Parintins. Devido a problemas estruturais no prédio e risco de desabamento, o terminal hidroviário de Parintins está parcialmente liberado para acesso, podendo apenas a circulação de passageiros. A entrada de veículos pesados e cargas está proibida.