A Prefeitura de Manaus informa que as equipes de gerenciamento de crise, formadas por engenheiros e topógrafos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atuam, de maneira emergencial, na avenida Atlântica, bairro Raiz, zona Sul, onde, após a forte chuva da madrugada desta quinta-feira (1º), ocorreu uma erosão e afundamento parcial da via.

As equipes técnicas detectaram que o problema foi ocasionado por construções irregulares em cima de um igarapé, inclusive um prédio de três andares, desviando o curso da água  para cima da tubulação da prefeitura, fragilizando o solo, provocando a erosão e o afundamento parcial da via.

Vale ressaltar que a tubulação de ferro é antiga, sem manutenção há mais de 40 anos.  Um grande efetivo trabalha no local para a retirada de toda a antiga tubulação, com a implantação de uma nova rede de drenagem, que possui uma tecnologia mais moderna e ampla, para dar mais vazão  ao fluxo de águas pluviais.

Uma nova travessia com aduelas em concreto armado e pré-moldado também  será implantada, para que o problema seja solucionado o mais rápido possível e a via possa ser liberada com segurança. Enquanto isso, agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) também atuam na área.

Simultaneamente, as equipes da Seminf atuam em outras ocorrências pela cidade ocasionadas pela chuva da madrugada.