Prefeito Sabugo de Urucurituba tem 30 dias para exonerar servidores nomeados ilegalmente

Interior- O portal O Abutre da notícia vem mais uma vez mostrar as falcatruas existem no município de Urucurituba município distante 207 Km da capital amazonense.

E conforme todos os leitores sabem, não é a primeira vez que nós mostramos de primeira mão o que acontece em Urucurituba e acerca de tudo que o prefeito José Claudenor de Castro Pontes, o vulgo “Sabugo” faz na atual gestão.

Conforme informações obtidas por nossa equipe de reportagem, as medidas visam coibir a prática de nepotismo em Urucurituba, tendo em vista que tal ato é crime.

O caso está tendo a frente o Promotor de Justiça Kleyson Nascimento Barroso que pediu a exoneração, no prazo de trinta dias, de 53 servidores municipais, em respeito à Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme a Súmula Vinculante nº 13, a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta , colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Fedeal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

Dos 52 servidores cuja nomeação incide na prática de nepotismo, quatro são parentes do prefeito, seis são ligados ao vice-prefeito, 25 são relacionados a vereadores e 17, a secretários municipais. Além da exoneração desses 52 servidores, o Promotor de Justiça Kleyson Barroso quer também a dispensa de quaisquer outros servidores cuja nomeação configure nepotismo. 

O não atendimento da Recomendação constitui dolo específico na prática de ato de improbidade administrativa em razão da violação de princípios da Administração Pública, possibilitando a propositura de ação civil correspondente.