Após mentir em seu programa de rádio, ao dizer que valoriza os profissionais de educação, o prefeito de Pauini Renato Afonso não pagou o piso salarial dos professores, como mandou a Justiça ordenou.

Nesta terça-feira (30), alguns profissionais da educação protestaram contra o prefeito de Pauini Renato Afonso, que é irmão do deputado Adjunto Afonso e tio do vereador Diego Afonso.

A Justiça do Amazonas, por meio da Comarca de Pauini ordenou em 2023, que o prefeito Renato Afonso pagasse o piso salarial dos professores, para a educadora Grayce da Silva Furtado, e em março de 2024, para o professor Nelson Furtado Neto, irmão de Grayce.

Os professores e profissionais de educação de Pauini, afirmam que Renato Afonso se comporta como se fosse dono da cidade, agindo como “Coronel de Barranco”, desrespeitando as leis e os moradores de Pauini, que buscam melhorias na cidade.

Com cartazes e faixas, os professores realizaram uma manifestação contra o prefeito, que preferiu não comentar.

Renato Afonso não só desrespeita as decisões do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), como também é acusado de não pagar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), aos profissionais de educação do município de Pauini.

O prefeito vai ser investigado pelos órgãos de fiscalização como Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Ministério Público de Contas (MPC) e Ministério Público Federal (MPF), por irregularidades em licitações, suspeitas de desvio de recursos entre outros crimes contra o erário.