O prefeito de Manaus, David Almeida, cumpriu, nesta terça-feira, 18/10, mais uma promessa de campanha ao realizar a entrega do armamento letal para os primeiros 32 guardas municipais aprovados no curso de formação, reforçando, assim, a segurança da capital amazonense. O evento aconteceu no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da Prefeitura de Manaus, na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste.
“A segurança pública é atribuição do Estado, mas, em todo o Brasil, já existem as guardas municipais. Nós temos muitos problemas com a segurança dos nossos prédios públicos. Vamos priorizá-los, juntamente com o transporte coletivo, os terminais, e estaremos também presentes nas feiras e mercados. Hoje, entregamos o armamento para os 32 aprovados na primeira turma de formação. Vamos juntar a esses, mais ou menos, cem guardas municipais e mais policiais militares, que serão integrados, por meio de um convênio com a Polícia Militar do Amazonas, onde compraremos os dias de folga, para que possamos dar a nossa contribuição para a segurança da nossa cidade”, destacou David Almeida.
Além da pistola Taurus 9 milímetros, os agentes de segurança receberam o novo fardamento da Guarda Municipal, que garantirá uma atuação de forma estratégica, nos pontos sensíveis do município. O uniforme tem uma nova coloração, um tecido mais apropriado, não apenas para o clima amazônico, mas, principalmente, para as novas atribuições que, agora, são incluídas na rotina dos servidores.
O armamento de fogo será mais uma ferramenta integrada aos serviços da guarda nesse novo momento, que também terá alternativas não letais, seguindo a recomendação de uso progressivo da força, com táticas de imobilização, spray de pimenta e taser de choque elétrico.