31.3 C
Manaus
sábado, 17 de janeiro de 2026

População de Pauini reclama de ruas esburacadas e cobra da prefeitura serviços de pavimentação

No município de Pauini (distante 929 quilômetros de Manaus), a situação precária das ruas tem revoltado a população. Moradores cobram o prefeito Renato Afonso (PSD) para que ele providencie um serviço de tapa-buracos, e com a pavimentação das ruas a população possa ter mais qualidade de vida. O município também foi um dos mais atingidos pela cheia extrema dos rios do Amazonas, neste ano.

O auxiliar de serviços gerais Ageu Ilário, morador do bairro Mangueiral, desde 2002, disse que o problema de falta de pavimentação das ruas da cidade já se estende por muitos anos. Ele descreveu que, no seu bairro a rua está “intransitável, não tem como passar uma ambulância ou uma viatura se for o caso. Algumas apertadas de matos, buracos e lama”.

Ageu conta que já esteve até na rádio local reivindicando melhorias com relação à infraestrutura básica da cidade. “Pedi ao poder público que olhasse com mais atenção para os problemas da cidade, das vias públicas, bairros que estão totalmente intransitáveis. Muitos moradores também pediram que eu falasse a respeito desses problemas, e pedi melhorias, asfaltamento, pedi que eles resolvam o problema que há muito tempo vem assolando a população de Pauini”, disse.

De acordo com uma moradora do bairro Buritizal, que não quis se identificar, a situação das ruas do seu bairro é de total descaso pelas autoridades locais. Segundo ela, as ruas estão intransitáveis e atrapalham diariamente a vida dos moradores. “A situação aqui tá feia, viu”, disse a moradora, que cobrou melhorias e reivindicou um serviço de pavimentação do bairro.

O vereador do município, Normando Germano (MDB), encaminhou um ofício para o prefeito, no último dia 18 deste mês, solicitando o serviço que a população tem reivindicado. “Os locais estão atualmente com enormes buracos e rachaduras na via aumentando a cada dia, causando transtornos aos transeuntes e principalmente às pessoas com necessidades especiais que necessitam transitar nestas regiões em época de chuvas e até mesmo verão devido aos buracos e valas”, diz trecho do documento.

Vale ressaltar que, o município de Pauini está entre os mais afetados pelas cheias dos rios este ano, tendo decretado situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil, em março, já havia 5.776 pessoas atingidas pela cheia, e 1.444 famílias afetadas. Hoje, o município com 19 mil habitantes contabiliza 8 mil pessoas afetadas pela cheia, segundo dados do Departamento de Monitoramento e Alerta (Demoa).

Confira fotos de algumas ruas dos bairros: