A Secretaria de Segurança do Estado do Amazonas (SSP-AM), deflagrou nes ta sexta-feira (20), a “Operação RecuperaFone”, que conseguiu apreender cerca de mil aparelhos celulares que seriam frutos de roubos e furtos em lojas no Centro de Manaus.
A Operação foi deflagrada pelas Forças de Segurança do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), das Polícias Civil e Militar e Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).
Segundo o delegado Marcelo Matins, titular do 24° Distrito Integrado de Polícia (Dip), responsável pela operação, um prédio na Rua Doutor Moreira foi alvo da operação, e no local foram cumpridos os mandados de busca e apreensão em três lojas suspeitas.
Ao longo do dia, outras 40 bancas de camelôs que ficam no Centro, também foram alvos da operação.
“Essa operação é para combater o crime de receptação de celulares e assim, o roubo e furto dos mesmos. Durante essa apreensão de pelo menos mil celulares, uma pessoa foi presa, sendo a dona de uma das bancas e mais de 30 pessoas foram detidas para prestar esclarecimentos e realizar os procedimentos cabíveis”, explicou o delegado.
De acordo com o Delegado Geral de Polícia Civil Bruno Fraga, os aparelhos apreendidos serão periciados e passarão por uma análise individual. O delegado reforça a população que se faz necessário o registro do Boletim de Ocorrência de furtos e roubos dos celulares, com o número de IMEI do aparelho, para que seja mais fácil a sua identificação.
“Com esse banco de dados, na nossa próxima operação, que será logo, ficará mais fácil identificar se um destes aparelhos é de uma das vítimas de assalto a ônibus por exemplo e até mesmo, chegar nos autores dos crimes e/ou dos crimes de receptação”, acrescentou o delegado-geral.
Quando um celular é roubado ou furtado, o cidadão registra o Boletim de Ocorrência em um Distrito Integrado de Polícia (DIP) ou na Delegacia Virtual e obrigatoriamente deve apresentar o identificador único do aparelho, chamado IMEI (International Mobile Equipment Identity). A partir dessas informações, o software cria um banco de dados sobre celulares reportados como roubados ou furtados.
O sistema monitora os celulares em uso e verifica se seus IMEIs correspondem a algum registro de roubo ou furto. Quando detecta um IMEI correspondente, o Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) da Polícia Civil, envia uma mensagem em massa por intermédio de um número de WhatsApp verificado da SSP/AM (92 93300 4088) para o telefone do usuário, que é chamado para comprovar a propriedade legítima do aparelho.