
Ossadas são encontradas em possível cativeiro
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 57ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Alvarães, divulgou a imagem de Alexsandro da Silva, conhecido como “Branco”, principal investigado pelo desaparecimento de sua ex-companheira, Ana Paula da Costa Barbosa, de 28 anos, e dos filhos dela, Kauã Miguel Barbosa de Sousa, de 10 anos, e Maria Ísis Barbosa de Sousa, de 7 anos. A família não é vista desde abril de 2024, após se mudar para Tefé, interior do estado. A suspeita é que ossadas encontradas recentemente sejam dos três.
O caso ganhou um novo e sombrio capítulo na última quinta-feira (24/07), quando restos mortais humanos foram localizados em uma estrutura que aparenta ter sido utilizada como cativeiro, possivelmente por Alexsandro. As ossadas foram encaminhadas ao Instituto Médico Legal (IML) em Manaus, onde serão submetidas a exames periciais antropológicos para identificação. Objetos de uso pessoal também foram recolhidos no local para análise de material genético que possa auxiliar nas investigações.
O delegado Marcelo Lopes, da 57ª DIP, informou que a equipe policial tomou conhecimento do desaparecimento em fevereiro deste ano, após o pai das crianças registrar um Boletim de Ocorrência em Alvarães. Segundo o pai, Ana Paula, natural de Alvarães, havia se mudado para Tefé com Alexsandro e os dois filhos.
“A partir da denúncia, iniciamos diligências e Alexsandro passou a ser considerado o principal suspeito”, explicou o delegado. As investigações apontam que o último contato de um familiar com Ana Paula foi em 23 de abril de 2024. Desde então, todas as tentativas de comunicação resultaram em mensagens de texto de origem suspeita e conteúdo incoerente, levantando a hipótese de que terceiros estariam utilizando os meios de comunicação da vítima.
Alexsandro da Silva, que se encontra foragido da Justiça, possui um histórico criminal extenso, incluindo antecedentes por estupro de vulnerável, violência doméstica e apropriação indébita.
A Polícia Civil reitera o pedido de colaboração da população para a localização do foragido. Informações que possam auxiliar nas investigações podem ser repassadas, de forma anônima, pelos números (97) 98417-7265, da 57ª DIP de Alvarães, ou pelo disque-denúncia 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).


