Polícia apreende grande arsenal de armas durante operação na Comunidade do Jacarezinho; veja vídeos

Brasil – A Operação Exceptis ocorrida, na comunidade do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro na última quinta-feira (6), mostra a ação positiva da Polícia Civil, sabe-se que um policial está entre os mortos, dos 29 anunciados pela polícia.

O caso chocou o país e ganhou repercussão internacional. A operação foi considerada a mais letal da história do Rio de Janeiro.

O balanço trás uma grande apreensão de armamentos pesados, ainda não se sabe o número exatos de armas apreendidas, mas a quantidade dava para abastecer um grupo grandes de soldados. Entres as armas, muitos fuzis chamam a atenção da polícia.

A operação visava combater grupos armados de traficantes de drogas que estariam aliciando crianças para o crime dentro das comunidades. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou regras para que operações policiais em comunidades pudessem ser realizadas. As ações só seriam permitidas de maneira excepcional.

A polícia garantiu que cumpriu todos os protocolos exigidos por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O Ministério Público confirmou que foi avisado.

De acordo com a Polícia Civil, a região do Jacarezinho é um dos quartéis-generais da facção Comando Vermelho na zona norte e abriga “uma quantidade relevante de armamentos” protegidos por barricadas e táticas de guerrilha adotadas pelo grupo criminoso.

“A polícia cumpre rigorosamente a lei. O policial tem todo o dever de se proteger, se defender. E a polícia atua somente em legítima defesa. Em todos os casos, e eu estava presente pessoalmente na operação, em que houve confrontos dentro de casas. Foram casas que foram invadidas por criminosos e os moradores estavam acuados”, declarou delegado Fabrício Oliveira, chefe da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).