PL do deputado Cabo Maciel propõe campanha ‘Junho Laranja’ para prevenção de queimaduras no Amazonas

Com a propositura, Maciel demonstra novamente seu compromisso com a promoção da saúde e segurança da população do Amazonas (Foto: Paulo Ferraz)

O deputado estadual Cabo Maciel (PL) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei (PL) nº 114/2024, que visa instituir a campanha “Junho Laranja”, voltada para a prevenção de queimaduras no Estado. A proposta tem por objetivo promover a conscientização sobre os riscos de acidentes com queimaduras, especialmente no ambiente doméstico e incentivar medidas preventivas para evitar esses incidentes.

A ementa da Lei nº 268, de 13 de julho de 2015, passará a vigorar, conforme o projeto apresentado pelo parlamentar. Além disso, o artigo 1º da mesma lei será modificado para estabelecer a implantação e comemoração anual da campanha “Junho Laranja” no mês de junho.

Entre os objetivos da campanha proposta pelo deputado Cabo Maciel estão a difusão de informações e orientações sobre prevenção de queimaduras, por meio de diversos meios de comunicação, como folhetos, cartazes, cartilhas, propagandas publicitárias e vídeos educativos. As atividades da campanha “Junho Laranja” serão desenvolvidas no âmbito estadual, com ações que se estenderão por toda a região, buscando alcançar o maior número possível de pessoas, com foco especial no ambiente doméstico, onde grande parte dos acidentes por queimaduras ocorre.

Com isso, Maciel, que é membro titular da Comissão de Saúde e Previdência da Aleam, demonstra novamente seu compromisso com a promoção da saúde e segurança da população do Amazonas, destacando a importância da prevenção de acidentes e a conscientização sobre os riscos das queimaduras.

“A campanha de prevenção de queimaduras no Amazonas não é apenas um alerta, mas sim uma promessa de proteção e segurança para cada família. Que cada ação inspire uma cultura de segurança, onde o calor do lar seja acolhedor, sem jamais se tornar uma ameaça”, pontuou Maciel.